Editoras de produtos bíblicos e cristãos, Geográfica e Sociedade Bíblica do Brasil lançaram no mercado recentemente edições das Escrituras voltadas a públicos específicos, como infantil e feminino. Todos os exemplares tiveram acabamento e diagramação com excelência.
Produzida pela Geográfica Editora, a Bíblia de Estudo do Discípulo traz uma lista com 27 doutrinas fundamentais – somadas a elas, há centenas de subtemas. Entre os colaboradores das centenas de notas de rodapé, há nomes como dos teólogos Leon Morris e Gleason Archer, e do pastor batista estadunidense Mark Dever, autor de diverso livros e do programa 9 Marcas.
Os recursos adicionais no final dessa Bíblia apresentam mais de 200 páginas. A edição usa a clássica versão Almeida Revista e Atualizada a partir dos melhores textos. As introduções aos livros sagrados oferecem contexto histórico-cultural e teológico, esboço em tópicos do livro, conclusões teológicas e abordagem contemporânea para os ensinamentos.
A Bíblia do Discípulo é uma excelente ferramenta para ajudar pastores e evangelistas com mensagens doutrinárias, professores de escola bíblica e também facilitadores de pequenos grupos. Custa R$ 149,29.
Colorida e em tamanho de livro de bolso (11,9 cm x 16,5 cm), a Bíblia Infantil e Seus Heróis, também da Geográfica, dispõe 38 narrativas bíblicas a partir das ilustrações de Jairo Alves e arte de Marcelo e Tânia Fonseca. O panorama aborda da Criação à conversão de Paulo. As perspectivas e os efeitos criados pelas imagens são atrativas – ressaltam as expressividades percebidas nos rostos das personagens. A Bíblia Infantil sai por R$ 16,90.
Anualmente, Bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo há mais de 50 anos
Com belas e coloridas imagens na capa dura e nas páginas iniciais da Bíblia Arte, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), enchem os olhos com as artes e a proposta de aproximar cultura artística aos leitores das Escrituras. O projeto nasceu de uma parceria com a Editora 100% Cristão, responsável pela idealização. A coleção traz quatro capas diferentes, uma delas é essa chamada de Luz, com o pássaro e a lâmpada.
As primeiras páginas apresentam indicações de obras que abordam a relação entre arte, cultura e cristianismo, e oferecem também quatro seções (“Cultura e a Bíblia” – explanando conceitos e o desenvolvimento da cultura religiosa no Antigo e no Novo Testamento; “Gêneros literários” – detalha os estilos presentes nos textos sagrados, como parábola, legislação e outros; “Arte e Cultura” – explica tipos de artes e a ligação dela com a expressão humana dentro da fé cristã; e, por fim, “Cosmovisão Cristã” – descreve as maneiras de se ver a realidade que cerca o ser humano).
A diagramação dessas seções são ricas e bastante didáticas, ajudam na compreensão do assuntos ao leitor e servem como excelente auxílio para aulas e pequenos grupos. A Bíblia Arte traz a versão Nova Almeida Atualizada (NAA) e é vendida nas melhores livrarias. O preço sugerido é de R$ 44,90.
Também lançada pela SBB, a Bíblia Verdadeira Identidade foi concebida para atender às mulheres cristãs. Destaque relevante é que a SBB garantiu que a publicação fosse trabalhada por elas, que compõem equipe de tradução dos quadros e de revisão. Com diversos recursos (como o conteúdo original da Bible for Women), a edição também traz a versão NAA e tem páginas em tons róseas, espaços para anotações nas margens, referências temáticas de versículos no rodapé, e breve introdução dos livros.
O material adicional oferece perfis de mulheres das histórias bíblicas, questões para reflexão pessoal ou em grupo, centenas de assuntos, artigos escritos para encorajar, seção com testemunhos e/ou relatos de mulheres para derrubar mitos mentirosos ligados a elas. Todos esses elementos visam a trabalhar a identidade da mulher cristã a partir das sagradas letras, referenciadas na capa por 2ª Coríntios 5.17. A Bíblia Verdadeira Identidade custa R$ 125,90.