Conheça sala que receberá Concerto da Reforma

Compartilhar

Inaugurada em julho de 1999, a Sala São Paulo é hoje sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), e receberá na quinta (2) o Concerto da Reforma, com regência de Roberto Minczuk. O espaço cultural faz parte da história do país.

No século 20, o café se tornou o produto mais importante para a economia brasileira, e por este motivo, a Estação Júlio Prestes virou a sede e o ponto de partida do produto até o Porto de Santos.

Prédio original servia como estação (Tuca Vieira/Divulgação)

O prédio foi construído em 1925, pelo arquiteto Cristiano Stockler. Setenta e cinco anos depois, o arquiteto Nelson Dupré foi convidado pela Secretaria Estadual da Cultura a participar da restauração da Estação Júlio Prestes, posteriormente Sala São Paulo.

Já em 1999, a obra durou cerca de 18 meses, reunindo centenas de operários e técnicos especializados, com procedimentos artesanais de longa tradição e inovadoras tecnologias, que transformaram a área central da estação em uma das mais modernas e completas salas de concerto no mundo.

Ao lado de importantes salas como a Berlin Philharmonie, Philharmonie de Paris, Tokyo Opera City Concert Hall e Grosser Musikvereinssaal, de Viena, a Sala São Paulo está hoje entre as dez melhores do mundo, segundo ranking do jornal britânico The Guardian.

Dentre os destaques da construção da Sala, estão sua geometria planejada, a disposição dos balcões, o desenho das frentes dos balcões, o posicionamento do palco, a inexistência de carpetes ou cortinas, a espessura da madeira do palco, o desenho das poltronas, paredes pesadas e irregularidades da arquitetura eclética do edifício, características que compõem a tão diferenciada acústica do local.

Teto móvel transforma acústica para apresentação (Divulgação)

Mas o principal e mais destacado é o forro do teto composto por quinze painéis, com espaçamento estrategicamente definido. Sua movimentação permite o aumento controlado do volume da Sala e de seu tempo de reverberação, podendo assim controlar o tipo de acústica específica para cada estilo de apresentação.

No site é possível fazer uma visita virtual e conhecer os espaços da sala da Osesp, além de conhecer mais sobre a história, estrutura e eventos na Sala São Paulo.

Dica:

Para chegar no local de metrô, desça na Estação Luz (Linha 1 – Azul, ou 4 – Amarela) e siga pela Rua Mauá até a Sala São Paulo (cerca de 300m). Para consultar itinerários e linhas de ônibus que passam pelas Rua Mauá e Praça Júlio Prestes, próximo à estação, acesse o site da SPTrans.

Anote:

– O Concerto da Reforma acontece no dia 2, às 19h, celebrando os 500 anos da Reforma Protestante.
– A entrada é gratuita e a classificação é livre.
– Haverá transmissão ao vivo do espetáculo pelo site da CBESP, pela página no Facebook, e pela Rádio Trans Mundial (RTM).

Sala São Paulo recebe dia 2 o concerto de celebração pelos 500 anos da Reforma, com regência de Roberto Minczuk (Divulgação)
Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson