Combate ao suicídio é tema na edição 16 da Batistas SP

Compartilhar

Lançada oficialmente hoje (2), a edição setembro-outubro da Revista Batistas SP (BSP) coloca o holofote sobre um tema que vem atingindo diversas sociedades ao redor do mundo. A reportagem principal aborda a luta contra o suicídio.

A publicação bimestral da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) também manifesta seu apoio ao Setembro Amarelo e à valorização da vida humana.

Em face da atenção a esse assunto ser necessária, o site da CBESP disponibiliza o texto integral junto com sua apresentação. Outros conteúdos relacionados serão divulgados nos próximos dias. A BSP 16 já está disponível para download. Clique aqui e tenha acesso a edições anteriores.

Por Chico Junior

Ao final do primeiro tempo de uma partida de futebol, o suicídio causou uma vítima. Ao término do jogo, já serão duas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma pessoa se suicidar a cada 45 minutos no País. “Quando nos referimos ao comportamento suicida, há três dimensões características: intenção, pensamento e desejo de morte, a tentativa, e o suicídio consumado”, explicou a psicóloga Josenilda Ângelo de Oliveira Vaz. O suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens na faixa de 15 e 29 anos, e quase levou Vitória*, de 19 anos.

Ela tentou por quatro vezes tirar a própria vida. Chegou a ficar internada após se cortar profundamente. Há cinco anos sob acompanhamento psicológico e psiquiátrico, Vitória ainda diz estar “cansada de viver e de dar trabalho para os pais”. Ministro do Evangelho há quase 30 anos, o pai afirma que lidar com a situação emocional da filha é uma das experiências mais difíceis de sua vida. Ele contou que os primeiros sinais do quadro de depressão da filha se deram há dois anos, inclusive com mutilações.

90% dos suicídios podem ser evitados

“Há muitas pessoas doentes emocionais na igreja, e precisam de tratamento psiquiátrico e terapêutico. Mas ainda há muitos tabus”, disse o pastor ao enfatizar que o drama familiar enfrentado não é exceção entre cristãos. E, de fato, não é mesmo.

Doutorando em Psiquiatria, o psicólogo e pastor Abner Morilha vem estudando o tema para ajudar o povo batista. Em suas pesquisas (saiba mais e como participar no site da CBESP), constatou que a frequência de transtornos emocionais está elevada entre os ministros da denominação, e esse quadro é uma das principais razões para a depressão – um fator de risco à saúde e à vida dos pregadores.

“Perto de 35,5% dos 13.200 pastores batistas no Brasil sofrem de ansiedade grave. Isso é um caminho para Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Se você consegue cuidar antes, evita que esses ministros de Deus se tornem doentes de fato”, afirmou ao sinalizar que a depressão atinge quase 2 de cada 10 desses obreiros, conforme números que coletou em seus levantamentos.

* Entrevistada teve nome real preservado

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano III / Edição 16).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson