CBESP Solidária envia 2ª viagem de voluntários para sul do Brasil

Grupo leva alunos do Colégio Batista
Compartilhar
Executivo da CBESP, pastor Alípio Coutinho Jr. passou instruções aos novos voluntários (Fotos: Chico Junior/CBESP)

Na noite de sexta-feira, 7/6, uma nova equipe de voluntários saiu da sede da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), em Perdizes, rumo ao município gaúcho de Eldorado do Sul. A iniciativa faz parte da ação “CBESP Solidária: socorro para o Sul”. A coordenação da ajuda humanitária e também dessa viagem com 37 pessoas é feita pelo diretor executivo da CBESP, pastor Alípio Coutinho Jr. Eles voltam no dia 13.

Igreja serve de base para entrega de doação a vizinhos

Esse grupo é composto de profissionais e de estudantes secundaristas. Os alunos são das unidades Bauru e Perdizes do Colégio Batista Brasileiro, instituições comandadas pela Rede Batista de Educação CBESP.

A equipe atual dará continuidade às ações realizadas pelo primeiro conjunto de 40 voluntários, que ficaram na cidade sulista de 29/5 a 3/6. Para as duas viagens, a recepção dos times contou com orientações gerais e intercessão pela iniciativa.

O grupo inicial chegou ao destino no feriado de Corpus Christi (30/5) levando algumas doações destinadas à região. Ainda na tarde do primeiro dia, os voluntários limparam e organizaram espaços do templo da Igreja Batista em Eldorado do Sul, alvo da iniciativa solidária dos batistas de São Paulo. Um galpão cedido por um empresário também foi higienizado para receber os donativos.

Etapas foram antecedidas
por oração e devocional

As doações incluíam água, alimentos, roupas e produtos de limpeza. Esses itens foram distribuídos a moradores do entorno da igreja na sexta (31), segundo dia da ação no local. Algumas casas foram limpas na ocasião.

Uma das duas carretas esperadas chegou no sábado (1º/6). Entre as doações, chegaram produtos de limpeza – itens com muita procura pela necessidade na higiene das casas.

No domingo, até poucas horas antes da primeira celebração após a enchente, que fechou as portas do templo por quase 30 dias, foram atendidas cerca de 450 pessoas. A maioria busca peças de roupas e itens para limpeza. Já a noite, o culto pós-tragédia contou com os voluntários paulistas e membros da igreja local. Houve transmissão simultânea na página do Facebook da CBESP.

Coordenada pelo povo batista de São Paulo, a ação teve no mesmo sábado apoio do 3⁰ Batalhão Logístico do Exército. Os militares ajudaram os voluntários com mão de obra e com veículos. O apoio serviu para levar parte das doações que estavam na igreja para o galpão, que passou a ser um centro logístico de armazenamento para a “Operação Esperança” – cujo enfoque é a cidade eldoradense.

As doações foram enviadas e entregues
como gestos do amor de Deus

Um levantamento especial de recursos para materiais elétricos foi pedido em grupos de WhatsApp pelo pastor Alípio. O apelo arrecadou R$ 6 mil a fim de atender a igreja local e alguns moradores. Com o valor, foram comprados lâmpadas led, disjuntores, tomadas, interruptores, e chuveiros.

Ida e volta da primeira viagem, e as ações realizadas diariamente, foram antecedidas por período de oração e de devocional. As reflexões foram feitas por escala. Seis voluntários do time inicial continuaram no estado gaúcho oferecendo suporte. Entre eles, há profissionais da área da saúde. Alguns chegaram a cooperar em uma frente de atuação missionária batista em Porto Alegre.

Organizada pela Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), a ação “CBESP Solidária: socorro ao Rio Grande do Sul” coordena voluntários para sua “Operação Esperança”, em Eldorado do Sul. Apoie também com suas orações e doações. Para enviar recurso financeiro, use a chave pix: cbespsolidaria@cbesp.org.br. Em suas postagens nas redes sociais, use as hashtags #CBESP #CBESPSolidária #igrejabatista #SOSRS.

Foto registra momento do retorno à São Paulo da maioria dos voluntários na 1ª equipe da ação CBESP Solidária
Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório