A Convenção Batista do Estado de São Paulo instaurou nesta quarta-feira, 22/2, a ação CBESP Solidária 2023 em favor dos desabrigados e desalojados atingidos pelos temporais na região litorânea do Estado. A iniciativa humanitária da instituição foi criada há dois anos justamente nesse período de chuvas e acontece nesta edição em conjunto com outras organizações.
A campanha emergencial pede às igrejas e ao povo batista oração pelas famílias e pelos profissionais e voluntários atuando nos municípios afetados, e conta com apoio em donativos, como água, mantimentos e produtos de higiene (veja abaixo como enviar sua ajuda).
Para essa ação, a liderança convencional no estado paulista iniciou as tratativas logo na segunda pela manhã, dia seguinte ao ocorrido. “Com respeito a tragédia no litoral norte de São Paulo, estou em reunião com pastores da região afetada e líderes da Junta de Missões Nacionais, junto com nosso presidente [da CBESP], pastor Joelito [Santos], para planejar ações de ajuda e solidariedade aos desabrigados”, compartilhou em grupos de uma rede social o diretor executivo da CBESP, pastor Adilson Santos, acerca da agenda citada.
A forte chuva, que caiu no fim de semana do dia 18/2, assolou diversas cidades, provocando inundações e deslizamentos. Foram registradas até o momento cerca de 50 mortes. Mais de 2.500 pessoas estão desabrigadas. Seis municípios estão em estado de calamidade pública. Bertioga e São Sebastião estão entre os mais afetados. Receberam, respectivamente, 683 e 623 litros de água por metro quadrado. Maior índice da história do Brasil, segundo os meteorologistas.
A CBESP encoraja você e sua igreja a encaminharem recursos diretamente através da ação CBESP SOLIDÁRIA 2023. Divulgue nos comentários as igrejas batistas que estão arrecadando itens também.