Aconteceu na celebração de sábado (9/7) a posse da Diretoria 2022-2024 da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e das lideranças das organizações batistas estaduais ligadas à instituição convencional. A solenidade deu também encerramento às atividades da 113ª Assembleia CBESP, cujo início ocorreu na manhã de quarta-feira, 6. O encontro anual dos batistas paulistas foi recebido pela Igreja Batista Boas Novas, em Vila Zelina, na capital.
O culto solene teve a cantata “Deus em nós”, apresentada pelos musicistas da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo (Ambesp). A mensagem da noite foi pregada pelo pastor Emanuel Uchôa, titular da Primeira Igreja Batista de Mauá, localizada no município de mesmo nome que pertence à Região Metropolitana de São Paulo.
Cantata celebrou a presença de Jesus entre os batistas
Pouco antes, houve as reuniões específicas das organizações batistas: seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-SP), União Feminina Missionária Batista do Estado de São Paulo (UFMBESP), União Masculina Missionária Batista do Estado de São Paulo (UMMBESP), Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Estado de São Paulo (ODBESP), Juventude Batista do Estado de São Paulo (Jubesp) e Ambesp. Todos elegeram suas lideranças nesses encontros, exceto os pastores.
Os músicos ensaiaram para a cantata e, em sua assembleia, tiveram preleção da ministra de música Tânia Kammer. Com cerca de 20 juventudes associacionais representadas, os jovens ouviram duas mensagens. Uma do pastor Jonatas Hübner e outra do pastor Juliano Machado. O pastor Claudemir Justo pregou aos diáconos e às diaconisas. A preleção do pastor Sebastião Neto fez parte da reunião dos homens. Diretora executiva da União Feminina Missionária Batista do Brasil, Marli de Fatima Pereira da Silva foi a oradora das mulheres. Entre os pastores, a palavra foi levada pelo pastor Joel de Lima.
Composições das lideranças
Para o biênio, a CBESP terá como presidente o pastor Joelito Santos. A 1ª, a 2ª e a 3ª Vice-Presidências ficam, respectivamente, a cargo do pastor Alípio Coutinho Júnior, do pastor Elias Soares e de Maristela Massacesi. Foram eleitos ainda o pastor Anderson Barros (1º secretário), Rita Odwyer Andrade (2ª secretária), Jane Célia Rodrigues (3ª secretária) e o pastor Israel Moreira (4º secretário). A eleição desses líderes pelos mensageiros ocorreu na sexta-feira (8).
Os músicos compuseram a liderança a partir da ministra Tânia Kammer (presidente), Edimilson Ramos (vice-presidente), Louise Osis (1ª secretária) e Sirlei Boettger (2ª secretária). Para o exercício 2022-2024, a juventude elegeu como presidente Gilberto Gil. À Vice-Presidência, foram eleitos Samuel Nunes (1º) e o pastor Claus Miler (2º). Klarieny Andrielli é a 1ª secretária, e a 2ª secretária é Jaqueline Valois.
Assembleia CBESP foi transmitida
ao vivo em alta resolução
Diáconos e diaconisas votaram por manter como presidente Antonio Domeni. Os oficiais escolheram Valdir Elias e Cilas Alves para 1ª e 2ª Vice-Presidência, respectivamente. Iso Martins (1º secretário), Valdir Souza (2º secretário), Valdison Nascimento (1º tesoureiro) e Joelson Nascimento (2º tesoureiro) fecham a liderança da ODBESP.
Os homens escolheram para presidente Dorival Luiz, que foi seguido por Ademar Barros (1º vice) e Alberto Ekstein (2º vice). Jailson Abreu e Iso Martins assumem a 1ª e a 2ª Secretária, respectivamente. Já as mulheres, Alexandra Barros será a presidente da UFMBESP. As três cadeiras da Vice-Presidência ficaram com Eliete Antunes (1ª), Antonia Tang (2ª) e Egle Castanha (3ª). Elas também elegeram Vanessa Souza (1ª secretária), Elaine Souza (2ª secretária), Edina Soares (3ª secretária) e Leonice Duarte (4ª secretária). Ambas as diretorias vão estar à frente das organizações por dois anos.
Os pastores elegeram na quarta (6) para a liderança anual da seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-SP) Marcos Peres (presidente), Genivaldo Andrade (1º vice-presidente), Régis Claro (2º vice-presidente), Cleverson do Valle (3º vice-presidente), Israel Moreira (1º secretário), Luciano Santágueda (2º secretário) e Hélio Dibiasi (3º secretário).
A Diretoria da União das Esposas (UEPBESP) está composta por Rita Andrade, como presidente. Mércia Longo (1ª vice-presidente) e Waldeane Ferreira (2ª vice-presidente), Ilza Luz (1ª secretária), Márcia Claro (2ª secretária), 1ª tesoureira (Vilma Araújo), e Marineti Mariano (2ª tesoureira), compõem o restante da liderança para 2022-2024.
Sexta geracional
Na sexta, a manhã trouxe o encerramento do Congresso INTER, parte da 113ª Assembleia CBESP que abordou os relacionamentos geracionais dentro e fora da igreja local. O período musical ficou novamente com o músico Josimar Bianchi e as quatro palestras que deram seguimento ao evento foram proferidas três no bloco da manhã e uma no início da tarde.
A primeira mensagem foi do pastor Irland Pereira de Azevedo, presidente emérito da CBESP. Ele falou acerca da relação de harmonia intergeração entre sogras, sogros, noras, genros, cunhados. “A mulher cristã e a harmonização entre gerações” foi o tema desenvolvido pela Alexandra Barros.
Psicólogo, o pastor Abner Morillas tratou da prevenção de doenças emocionais nos adolescentes. O assunto “Interligando e integrando a nova geração de pastores” encerrou à tarde o congresso com a exposição do pastor Ákilla Nascimento, gerente administrativo da CBESP.
O período da tarde abrigou deliberações, momento de louvor com o Quarteto Moriah e a eleição da Diretoria da CBESP. A programação seguinte foi a Noite da Juventude, que contou com apresentação musical de Alexandre Magnani e preleção do pastor Raphael Abdalla, titular da Primeira Igreja Batista em Guarapari e vice-presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB).
Acompanhe outras informações e divulgações pelas hashtags #113AssembleiaCBESP e #CongressoINTER e no hotsite do evento. Veja também as notícias da Assembleia CBESP, do Congresso INTER, e das atividades de sua denominação no estado paulista e das ações de igrejas locais seguindo e se inscrevendo nos perfis sociais da CBESP (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter).