Assembleias da CBESP são realizadas há 113 anos

Compartilhar

A um mês da 109ª Assembleia, a reportagem da CBESP inicia hoje (12) uma série de publicações sobre o encontro denominacional no estado de São Paulo. Há 113 anos acontecia a primeira assembleia paulista de igrejas batistas. O encontro foi realizado em Jundiaí, entre 16 e 18 de dezembro de 1904, na então “Egreja Baptista de Jundiahy”.

O presidente em exercício foi José Nigro, primeiro líder da organização, e a instituição era chamada de “União Baptista Paulistana”. Na época, o evento contou somente com a participação de representantes das igrejas batistas de São Paulo, Santos, Jundiaí, Campinas, Limeira, Piracicaba e Santa Bárbara.

Guarulhos – Assembleia já está na 109ª edição (Reprodução)

A edição deste ano acontecerá de 11 a 15 de julho em Guarulhos junto com o Congresso Estadual Multiplique, evento que trabalhará o discipulado como base da atuação missionária em São Paulo, para uma CBESP que hoje serve a mais de 1.200 igrejas e 400 congregações.

Em 2017, a visão é de continuar com esse crescimento. Dos 645 municípios paulistas, os batistas alcançaram 473 deles, e a busca é por chegar a todos os que faltam através do Alvo 172.

Presidente da CBESP, o pastor Manoel Ramires disse que a 109ª Assembleia será de “entusiasmo e comunhão”. “Após as incógnitas que nos desafiavam, convido a todos que confiram na Assembleia o trabalho completo feito até aqui, além de passarmos juntos momentos de louvor, com comunhão e compaixão ao Deus que tem nos conduzido”, afirmou. O pastor Ramires escreveu recentemente um artigo para o site da CBESP no qual expressa sua visão para o evento e para o futuro batista.

Um interessante detalhe histórico é que a comemoração de 110 anos da CBESP retornou a Jundiaí, em 2014. O evento de 4.500 participantes, com a presença do conferencista e pastor Billy Kim, da Coreia do Sul, presidente da Aliança Batista Mundial de 2000 a 2005.

Primeira – Ata número 1 relata a Assembleia da Associação Evangélica Batista do Estado de São Paulo, de 1919 (Reprodução/CBESP)
Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson