No segundo domingo de novembro é comemorado o dia do diácono batista. Muitos não observam o dia a dia dos diáconos, mas eles trabalham muito. São muitas vezes incompreendidos e objetos de críticas.
A Bíblia fala de dois oficiais da igreja, são eles o pastor e o diácono. Precisamos entender a tarefa diaconal e quais as qualificações para ser um diácono. O pastor Eli Bento Corrêa, da IB Ebenézer, fez um acróstico com a palavra diáconos que ficou assim:
Despenseiros da graça de Deus
Irrepreensíveis em seu viver
Amigos fiéis do pastor
Cooperadores na Igreja
Ocupados no serviço do Mestre
Não dado ao vinho
Obedientes à sua missão
Servos exemplares
Diácono é servo (aquele que ministra ou distribui, auxilia, é assistente), a diaconia é o exercício do serviço diaconal. Para ser um diácono na igreja batista é necessário aceitar as Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.
‘Aquele que me serve deve seguir-me, e onde eu estiver ali estará também o meu servo. E se alguém me serve, meu Pai o honrará.’ (Jo 12.26)
Tem que estar disposto a servir e pronto para atender às necessidades. 1ª Timóteo 3 diz que deve ser irrepreensível governar bem a sua casa, ético, íntegro, não chegado ao vinho, não cobiçoso e conservar o mistério da fé.
Os diáconos serão honrados por Deus, reconhecidos pela igreja e quem serve, tornando-se parecido com Jesus. Em Marcos 10.45 a Bíblia diz: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Parabéns a todos os diáconos batistas do Brasil, que Deus os abençoe neste dia.
Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal (Mogi das Cruzes)