Artigo aborda cristãos batistas ‘desigrejados’

Compartilhar

Cresce o número de “desigrejados” no Brasil. Um levantamento de agosto do ano passado da revista “IstoÉ” estimou que o número de “desigrejados” no Brasil, atualmente, supera a faixa de 4 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

Membros vêm deixando de participar das atividades das igrejas

O que são “desigrejados”? São pessoas que pararam de ir a uma igreja institucional por diversos motivos e preferem ficar em casa. Alegam que adoram a Deus sozinhos. Será que é possível viver sem igreja? É bíblico ser “desigrejado”?

A Palavra de Deus diz que a igreja é um organismo vivo, criado por Jesus. À luz das Escrituras, entendemos que não podemos abrir mão da igreja. Devemos frequentar os cultos e mantermos comunhão uns com os outros.

Quem não frequenta uma igreja também não tem base para responder a alguns textos bíblicos, por exemplo: Hebreus diz que não devemos deixar nossa congregação como é costume de alguns. Eles deixaram, não frequentam mais, estão desobedecendo ao imperativo bíblico.

Outro exemplo é dado em Mateus 18.15-17, no qual menciona os caminhos para a reconciliação. O texto está tratando de disciplina. Como exercer esse texto em alguém que se denomina “desigrejado”?

Segundo pesquisa, fiéis não estão muito fiéis como parecem

É impossível, pois não há como ter comunhão com Cristo longe da igreja, afinal de contas, Cristo deu a vida por ela. É necessário entender que, onde existe o ser humano, existem as frustrações, o desânimo, a sensação de não ter cumprido o dever de casa.

Precisamos olhar para Cristo, pois ele é o autor e consumador da nossa fé, e podemos confiar Nele. Não saia da sua igreja local, seja um crente comprometido com os valores do Reino de Deus. Por pior que seja a situação de sua igreja local, não se compara à tragédia ocorrida. 

Há milhares de pessoas buscando ajuda e a igreja é o canal de bênçãos. Não vale a pena ficar fora dela, você só irá perder. Juntos cresceremos para a honra e glória de Deus.

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista Vila Natal em Mogi das Cruzes

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório