A Inveja e a Frustração

Compartilhar

Frustração é o estado daquele que se sente impedido, por si mesmo, por outros ou por alguma coisa, de atingir satisfação diante de uma exigência pulsional. Por certo é um dos sentimentos mais perniciosos que podemos abrigar em nosso coração, pois gera outros cada vez mais fortes, chegando até a violência. 

Segundo o Dr. Salem Nasser, professor da Fundação Getúlio Vargas, a violência presente em atos terroristas é gerada em grande parte pela frustração.

Querer estar no lugar do outro, a oportunidade do outro, ter feito as escolhas que o outro fez, seguido a carreira que o outro seguiu e sentimentos semelhantes a esses são em geral o alimento da frustração. Por esse motivo, a crítica sobre aquele a quem invejamos sempre será mais dura. 

“A inveja é o alimento da frustração. A crítica do frustrado sempre será mais dura sob aqueles a quem inveja.” Harville Hendrix

Não é incomum ouvirmos histórias sobre pessoas que sempre usaram o seguinte argumento para criticar o outro: “se eu estivesse no lugar dele faria isso ou teria feito aquilo”. O que se esconde por trás disso? Inveja. Junto vem a frustração. Uma pessoa frustrada só sofrerá e por certo fará os outros sofrerem também.

É bastante difícil trabalhar, conviver ou estar casado com pessoas frustradas, pois o negativismo e a acidez se tornam comuns em seu comportamento. Com isso, sua forma de ver a vida é afetada diretamente. 

Nada está bom para o frustrado, comenta Harville Hendrix no livro “Getting The Love You Want”, que sugere um verdadeiro tratamento de choque para vencer a frustração e a inveja. Seria algo do tipo “caia na real, você não é o outro e não fez as escolhas dele nem teve as oportunidades dele”. 

                       Na impossibilidade de voltar no tempo, a pessoa frustrada precisa urgentemente curar-se, aceitando que as escolhas e oportunidades levam as pessoas a lugares diferentes.

O mais chocante é que o universo de cada um é único. Ou seja, se o frustrado estivesse no lugar daquele a quem inveja nada garante que ele teria tido mais sucesso ou teria agido de maneiras diferentes.

Você está onde está por um motivo, e a oportunidade que tem nesse lugar deve ser aproveitada ao máximo. Gastar energia e motivação pensando no que você faria no lugar do outro é no mínimo perder tempo e alimentar mágoas. 

Não permita que a inveja torne sua visão de mundo negativa nem o leve a criticar de modo superlativo aqueles que estão no lugar onde você gostaria de estar. Em vez disso, ajude e faça valer o conhecido provérbio: “Devo florescer onde fui plantado”. E, cada um florescendo, por certo todos serão beneficiados.

Acompanhe

Publicações relacionadas

Movimento de Oração

De que adiantam os esforços, o trabalho, planejamento estratégico, boa logística, mensagens faladas e escritas acerca de liderança eficaz e outros temas, se não dobrarmos

A escolha pelo caráter

Todos nós queremos escolher as pessoas certas. Seja um membro de equipe, funcionário, amigo, seja um cônjuge. Sabemos dos riscos de uma escolha errada e,

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório