Recebi de presente o livro “O Ministério de Administração”, escrito por Stephen B. Douglas, Bruce E. Cook e Howard G. Hendricks, que aborda, dentre outros assuntos, a necessidade do planejamento – e sem isso, não chegaremos a lugar algum.
Em Lucas 14:28-30 diz: “Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pode acabar.”
Planejamento é o processo de predeterminar um curso de ação, dizem os autores. Como cristãos, precisamos planejar, porque nossa vida deve ser organizada. Em 1ª Coríntios 14:33 está escrito que “Deus não é de confusão; e, sim, de paz.”
Precisamos reservar um tempo para pensar em metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.
O planejamento faz parte de uma boa administração, incluindo em nossa vida, nossa casa e nossos negócios.
Para que não fracassemos, precisamos levar a sério o planejamento. Bons gestores planejam antes. Após planejar é necessário que as coisas aconteçam e isso é organização. O bom gestor lidera e avalia tudo o que aconteceu.
É necessário planejar, organizar, liderar e controlar
Mas ao mesmo tempo, é necessário entender que o plano pode ser colocado em prática ou não, Deus está no controle das nossas vidas. Gosto do texto bíblico de Tiago 4:15, “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.”
Se o Senhor quiser, faremos isto (plano A) ou aquilo (plano B), o cristão deve estar sempre preparado, não deixando de planejar. Sabendo da importância do planejamento, coloquemos como prioridade o planejamento em nossas vidas.
Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal (Mogi das Cruzes)