A Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul realizou na cidade de Tapiraí, próximo a Sorocaba, no interior paulista, o projeto “Impacto Alegria pra Toda Vida”. A ação evangelística chegou neste ano a 15ª edição. Mais de 100 pessoas fizeram parte da equipe de voluntários. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Igreja Batista de Tapiraí entre os dias 18 e 20/2.
Os participantes ficaram alojados na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Benedito Pires da Cunha, na região central de Tapiraí, que foi cedida para a ação pela prefeitura. As atividades, na maioria realizadas na EMEI, foram divididas nas áreas de atendimentos de saúde, visitas a residências, trabalho com crianças e adolescentes, bazar beneficente e evangelismo.
Segundo balanço oficial da organização, foram realizados 150 atendimentos de saúde, registrados 124 pedidos de estudos ou visitas para aprender mais sobre a Bíblia, houve 90 visitas a casas (entre agendadas e espontâneas), 135 crianças foram atendidas (com atividades artísticas como teatro, dança e pintura, além de presenteadas com kits), e 50 cortes de cabelos realizados.
Impacto levou Evangelho
a moradores da cidade de Tapiraí
Houve ainda distribuição de exemplares da Bíblia, edição especial comemorativa dos 80 anos da igreja sul-caetanense, do devocional Presente Diário, produzido pela Rádio Trans Mundial (RTM), e de Novo Testamento para agentes da polícia militar e em hotéis da cidade, além de entrega a pessoas que tomaram a decisão por Cristo durante a programação no município tapiraiense.
Em geral, o público pôde aproveitar opções como roupas, acessórios, sapatos, eletroeletrônicos e brinquedos de crianças. Todas as atividades foram gratuitas, com exceção do bazar, que tinha itens, em média, a R$ 2. O valor arrecadado com a venda na ação foi repassado pela PIB São Caetano do Sul à Igreja Batista de Tapiraí, como apoio ao prosseguimento das atividades na localidade, mediante a presença de testemunhas. Houve ainda a preparação de cestas básicas que serão entregues pela igreja da cidade às famílias que passam por dificuldade alimentar.
“O trabalho em Tapiraí foi muito importante. Em todo o tempo, tivemos em nosso coração a certeza de que Deus trabalharia nas vidas de pessoas da cidade, mas trabalharia, sobretudo, nos nossos corações também, afinal, ficamos dois anos sem realizar o Impacto por causa da pandemia da Covid-19. Saímos impactados”, disse o pastor Gregory Scarabel, pastor de jovens da igreja visitante, e um dos responsáveis pela organização.
Centenas de pulseiras com as cores do Plano da Salvação – azul (céus e terra perfeitos), cinza (pecado), vermelho (sangue de Cristo), branco (pureza e paz de quem está em Cristo), verde (esperança e crescimento) e amarelo (que aponta para a riqueza da vida eterna em Cristo à luz de Apocalipse) foram distribuídas. Folhetos explicativos e com as referências bíblicas também foram distribuídos durante as ações.
Para alimentar a equipe que atuou no projeto
foram servidas mais de 1.400 refeições
Nos anos em que acontece o projeto, a igreja sul-caetanense subsidia com recursos próprios parte do gasto com toda a realização do evento. Neste ano, por conta do volume de participantes e as características desta edição, o valor total arrecadado pelas inscrições dos voluntários cobriu todos os gastos do evento como ônibus e alimentação, por exemplo.
“A ação foi como sementes plantadas ali em Tapiraí. Oramos e cremos que o Senhor pode continuar transformando histórias na cidade”, disse Sebastião Neto, pastor titular da igreja sul-caetanense. Mais informações e imagens do evento estão disponíveis nas redes sociais e no site da PIB São Caetano Sul.
(Lucas Meloni é jornalista e coordenador de Comunicação da PIB São Caetano)