Com mais de 850 horas de atendimento como coach, tive a possibilidade de conhecer pessoas incríveis, que passavam por momentos pessoais e/ou profissionais muito diferentes.
Neste mesmo período, tive o privilégio de ministrar várias palestras, tendo a alegria de conduzir aulas e trocar ideias nas redes sociais com diversas pessoas. Observei a dificuldade delas em lidarem com suas próprias histórias, atrapalhando as decisões do presente.
Normalmente, não sabemos lidar muito bem com o presente, pois não recordamos nossas experiências do passado, e muito menos fechamos portas abertas decorrentes de situações difíceis.
Não precisamos ficar com o foco no passado, mas precisamos ter noção do que vivemos e principalmente como reagimos em determinadas situações.
Isso sim fará diferença no presente, nos ajudará a reagir diferente, a tomar decisões com mais segurança. Assim, quero compartilhar alguns pontos para sua reflexão:
Questões Pessoais
- O que gosto de fazer no meu tempo livre?
- O que deixei de realizar apesar de sempre ter vontade de fazer?
- O que tenho competência de fazer na vida pessoal, mas nunca tive oportunidade ou me faltou coragem de realizar?
- Quais atividades me dão mais prazer em realizar?
Questões Profissionais
- O que já realizei profissionalmente?
- Quais as atividades foram mais desafiadoras em para minha trajetória profissional?
- Quais foram as atividades que executei porque “tinha obrigação”, mas não me atraíam?
- Quais são as minhas três maiores competências?
- Quais são os três pontos em que há mais oportunidades para meu desenvolvimento?
Acredito que ao iniciar esta reflexão, perceberá que sua mente o levará a outras lembranças. Sugiro que continue por este caminho, se permita pensar sobre você e sua história. Este é o momento! Avalie-se e siga em frente, rumo aos seus objetivos e sonhos.
Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais