Opinião 11 JAN 2018 ÀS 09H49

A frustração e a realização no planejamento pessoal

Analise o momento e coloque as escolhas na balança

Por Marco Garcia

Todo final de ano e início de um novo ano o que mais se fala é sobre planejamento, metas para realizar seus objetivos, sonhos para o novo ano. Realmente é muito importante refletir sobre estes temas, mas, mais importante é identificar: por que valerá a pena?

Identifique seu momento: Onde estou em minha trajetória profissional? Estou por orgulho, por teimosia ou por acreditar no que faço? Sempre faça uma retrospectiva de suas escolhas e seus resultados, avalie se sua posição profissional faz sentido. 

Quanto antes percebermos que momento é esse, mais cedo identificaremos quanto vêm custando nossas escolhas, que tipo de esforço tem despendido. 

Prudência ajuda a pôr ânimo nos trilhos em planos de novo ano

Não estou falando de desistir das coisas e abandonar tudo ao primeiro sinal de problemas ou dificuldades. Mas sim, analisar cuidadosamente toda situação em que há perdas e assegurar-se de que você não está se recusando a interrompê-la por obstinação ou orgulho. Com esta análise fortalecerá o que está dando certo, ou será a chance de fazer novas escolhas.

Coloque na balança as suas escolhas: Importante ao pensarmos sobre os planos deste novo ano e suas realizações, avaliarmos os prós e os contras de nossas escolhas, avaliar os possíveis ganhos e as possíveis perdas, e claro, se certificar que no final das contas vai ter valido a pena para você e os seus. Pois de nada vale conquistar riquezas, posição e perdemos as pessoas que amamos. 

Essa etapa do processo de estabelecimento de metas nos alerta para o risco de subirmos o monte errado e, ao chegar lá em cima, olharmos para trás e descobrirmos que tanto esforço e sacrifício não valeram a pena.

Planeje-se, sonhe, crie suas metas, mas saiba que terá um custo, apenas identifique se valerá a pena e siga em frente, ou refaça seus planos, pois ainda dá tempo. 

Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista