Opinião 11 NOV 2017 ÀS 11H00

Artigo destaca o serviço dos diáconos batistas nas igrejas

Segundo domingo do mês faz homenagem aos obreiros

Por Cleverson Pereira do Valle

No segundo domingo de novembro é comemorado o dia do diácono batista. Muitos não observam o dia a dia dos diáconos, mas eles trabalham muito. São muitas vezes incompreendidos e objetos de críticas.

A Bíblia fala de dois oficiais da igreja, são eles o pastor e o diácono. Precisamos entender a tarefa diaconal e quais as qualificações para ser um diácono. O pastor Eli Bento Corrêa, da IB Ebenézer, fez um acróstico com a palavra diáconos que ficou assim:

Bíblia aponta diácono como um dos 'oficiais' da Igreja

               Despenseiros da graça de Deus

               Irrepreensíveis em seu viver

               Amigos fiéis do pastor

               Cooperadores na Igreja

               Ocupados no serviço do Mestre

               Não dado ao vinho

               Obedientes à sua missão

               Servos exemplares

Diácono é servo (aquele que ministra ou distribui, auxilia, é assistente), a diaconia é o exercício do serviço diaconal. Para ser um diácono na igreja batista é necessário aceitar as Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

'Aquele que me serve deve seguir-me, e onde eu estiver ali estará também o meu servo. E se alguém me serve, meu Pai o honrará.' (Jo 12.26)

Tem que estar disposto a servir e pronto para atender às necessidades. 1ª Timóteo 3 diz que deve ser irrepreensível governar bem a sua casa, ético, íntegro, não chegado ao vinho, não cobiçoso e conservar o mistério da fé.

Os diáconos serão honrados por Deus, reconhecidos pela igreja e quem serve, tornando-se parecido com Jesus. Em Marcos 10.45 a Bíblia diz: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Parabéns a todos os diáconos batistas do Brasil, que Deus os abençoe neste dia.

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal (Mogi das Cruzes)

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista