Opinião 25 JUL 2017 ÀS 11H00

Conforto ou coragem?

A luta da segurança versus a incerteza

Por Marco Garcia

Se imagine em uma estrada, rumo ao seu objetivo, e no meio do caminho você nota que não terá combustível suficiente para voltar e, claro, não há posto de combustível nesta estrada. O que fazer agora? Desistir deste objetivo mesmo sabendo que não terá combustível suficiente, tentar voltar ou insistir com o objetivo e encarar as incertezas?

É preciso pensar em qual situação chegará após as decisões

Existirão momentos em que precisaremos escolher entre o conforto e a coragem. O conforto do conhecido, a segurança do dia a dia, certeza que tudo ocorrerá conforme já estamos acostumados. Ou escolher a coragem para enfrentar o desconhecido, as incertezas do novo e o risco do fracasso. O que você vem fazendo?

A grande massa da população se assusta só em pensar no fracasso. A realidade é que grandes empresários e profissionais de sucesso já viveram uma história de fracasso. Talvez você esteja infeliz em sua atual atividade, com seu negócio, com o rumo que sua carreira está tomando.

Estar e permanecer neste cenário é fracassar ou não? É horrível admitir que não somos bons em determinadas atividades, admitir a existência  de profissionais muito melhores do que nós. Como lidar com isso?

Uma atitude diferente é o que te fará sair da zona de conforto

Primeiro passo é admitir a situação, sua realidade. Segundo passo é avaliar se o problema está com o negócio, com seu atual trabalho, ou com você. A próxima etapa é refletir sobre seu futuro. Pense sobre como mudar a situação atual. Provavelmente será necessário conversar com outras pessoas, estudar possibilidades, se capacitar e principalmente se conhecer mais, só assim a mudança se inicia.

Quanto mais tempo viver no conforto da situação, menos tempo terá para encontrar um novo caminho, que nem sempre significará a ruptura, mas com certeza significará uma nova atitude. O que você fará com esta informação, continuará vivendo no conforto ou terá a coragem necessária?

Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais
Igreja Batista Memorial de São Paulo

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista