Opinião 11 MAI 2017 ÀS 10H42

Cinco dicas para lidar com a procrastinação

Alcançar objetivos requer ação e planejamento

Por Marco Garcia

Acredito que você fez planos para este ano, mas, será que ocorrerá como em anos anteriores, muitas coisas planejadas e poucas alcançadas? Você sabe o possível nome para este problema? 

Chama-se procrastinação, que é o adiamento, a demora em fazer algo, o atraso voluntário de uma ação. Exemplo: Você conhece alguma pessoa que deixa suas tarefas sempre para depois? E aquelas pessoas que todo início de ano diz: “Este novo ano será diferente”. 

Precisamos identificar as causas que nos levam as frustrações, caso você identifique que é a procrastinação, seguem cinco dicas.

1 – Planeje-se: Programe o dia seguinte e se possível a semana inteira. Liste o que precisará para cada atividade, assim, inicie seu dia dando prioridade para as atividades mais importantes. Respeite prazos de entrega, para isso trabalhe com uma agenda.

2 – Desenvolver um novo hábito: Estudos mostram que a frequência de uma atividade gera um novo hábito. Exemplo: acordar cedo, ir à academia, rotina de oração, leitura de livros etc. E essa é uma das formas de lidarmos com as estratégias emocionais inconscientes.

3 – Divisão de tarefas: Quando olhamos para um grande desafio, tudo parece mais difícil, pois olhamos o todo. Se dividirmos em tarefas menores, com prazos bem definidos, tudo ficará mais fácil. Você terá mais confiança, pois as etapas estão sendo vencidas e os resultados sendo alcançados.

4 – Visualize seus objetivos: Coloque seus objetivos de forma clara e em lugar bem visível, assim sempre os verá. Isso o ajudará a se manter focado.

5 – Falhando, não desanime: Aproveite a falha para aprender, procure outras formas de solucionar seu problema. Busque ajuda de um profissional, leia livros, se conheça mais. Afinal, você vivia de uma forma, agora está em busca de um novo hábito, isso não ocorre da noite para o dia.

Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais
Igreja Batista Memorial de São Paulo

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista