Opinião 01 ABR 2017 ÀS 09H00

8 etapas rumo aos seus objetivos

Por Marco Garcia
Êxito precisa ser cultivado com atitudes positivas

Gosto muito de uma frase do Amyr Klink, que diz assim: “A etapa mais difícil da viagem não é a navegação em si. É quando ainda estamos em terra firme, planejando o nosso futuro. É quando um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença.”

Muitas pessoas podem pensar que é só controlar a direção do barco, mas vai muito além. O bom navegador é um líder, ele pode ditar o ritmo e indicar o rumo. Você quer ser um grande líder? A dica é: SE PREPARE. Capacite-se, planeje-se, assim você transmitirá segurança e confiança aos seus liderados. Veja oito etapas para isso.

1 – Identificar o problema – Qual o ponto central a ser resolvido? Existe uma dor, qual é? Tudo começa identificando o problema.

2 – Refletir sobre o problema – Pense em várias possibilidades para a solução, troque ideia com outras pessoas, verifique o que existe na internet e nos livros sobre o assunto.

3 – Pessoas-chave – Pessoas-chave podem, com sua influência, te ajudar ou prejudicar. Por isso a necessidade de saber quem são e como efetivamente influenciarão.

4 – Levantamento das necessidades – Identificar o que precisará para a solução, faça um checklist.

5 – Seleção dos parceiros e apresentação da visão – É muito importante saber quem estará com você, e se compraram a ideia.

6 – Compartilhar sucessos do passado – Essa é uma forma de encorajar seu time, a prosseguir com você neste desafio, gerará confiança.

7 – Confirmar o apoio da equipe – Por melhor que seja o líder, acredite, ele não irá muito longe sozinho.

8 – Organizar e motivar o time – A organização é necessária, com planejamento e divisão de tarefas as chances de sucesso serão muito maiores. Reconheça em cada membro da equipe o que lhe motiva, e trabalhe individualmente.

Reflita o que está faltando, busque seu aperfeiçoamento e alcance seu alvo.

Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais
Igreja Batista Memorial de São Paulo

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista