Opinião 25 MAR 2017 ÀS 09H30

Quer melhorar sua autoconfiança?

Saiba trabalhar a capacidade de crer em si

Por Marco Garcia
É importante cuidar de como vê suas potencialidades (divulgação)

É muito interessante pensar sobre esta competência, principalmente que a todo o momento precisamos fazer escolhas e tomar decisões. A autoconfiança nada mais é do que a capacidade de acreditar no próprio potencial. 

Em nossas vidas, seja em família ou no trabalho, buscamos alcançar nossos objetivos, mas infelizmente nem sempre isso ocorre. Você conhece seu potencial? Será que consegue identificar no que é bom e no que não é tão bom assim? Parece uma pergunta simples de ser respondida, mas não é o que ocorre normalmente.

Possuímos crenças equivocadas sobre nós mesmos

Precisamos lembrar que ninguém será bom em tudo, por isso, no início pode ser um pouco assustador olhar para si, mas é um dos pontos cruciais para seu crescimento.

Possuímos crenças equivocadas sobre nós mesmos, que podem vir de familiares, chefes, professores, vida religiosa etc. Assim toda essa bagagem emocional inconsciente nos leva a falta de confiança. Já o excesso de autoconfiança pode ser uma armadilha. 

Uma saída é utilizar o que chamarei de “zonas de segurança”, sugiro três opções:

1 – Definir uma pessoa confiável para que você possa compartilhar, alguém que questione suas decisões. Aquela pessoa que não diga sempre “amém” a tudo que você fala.

2 - Caso você não tenha tantas pessoas confiáveis ao seu lado, crie um questionário com perguntas chaves, isso o ajudará a pensar em suas decisões. Exemplo: O quanto conheço desse assunto? Preciso fazer algum curso?

3 - O feedback pode ser muito útil. Queira saber como seus familiares, funcionários, veem suas atitudes. Defina períodos para essa análise. Filtre tudo que escutar, pois normalmente virá carregado da bagagem emocional daquela pessoa, mas seja sincero com você ao avaliar e aceitar o que precisa mudar.

Busque se conhecer, valorize suas competências, acredite em seu potencial, as chances de seu crescimento serão muito maiores.

Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais
Membro da Igreja Batista Memorial de São Paulo

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista