Multiplique 12 JUN 2017 ÀS 19H07

Assembleias da CBESP são realizadas há 113 anos

Confira a história do evento que acontece em julho

Por CBESP

A um mês da 109ª Assembleia, a reportagem da CBESP inicia hoje (12) uma série de publicações sobre o encontro denominacional no estado de São Paulo. Há 113 anos acontecia a primeira assembleia paulista de igrejas batistas. O encontro foi realizado em Jundiaí, entre 16 e 18 de dezembro de 1904, na então “Egreja Baptista de Jundiahy”.

O presidente em exercício foi José Nigro, primeiro líder da organização, e a instituição era chamada de "União Baptista Paulistana". Na época, o evento contou somente com a participação de representantes das igrejas batistas de São Paulo, Santos, Jundiaí, Campinas, Limeira, Piracicaba e Santa Bárbara.

Guarulhos - Assembleia já está na 109ª edição (Reprodução)

A edição deste ano acontecerá de 11 a 15 de julho em Guarulhos junto com o Congresso Estadual Multiplique, evento que trabalhará o discipulado como base da atuação missionária em São Paulo, para uma CBESP que hoje serve a mais de 1.200 igrejas e 400 congregações.

Em 2017, a visão é de continuar com esse crescimento. Dos 645 municípios paulistas, os batistas alcançaram 473 deles, e a busca é por chegar a todos os que faltam através do Alvo 172.

Presidente da CBESP, o pastor Manoel Ramires disse que a 109ª Assembleia será de "entusiasmo e comunhão". "Após as incógnitas que nos desafiavam, convido a todos que confiram na Assembleia o trabalho completo feito até aqui, além de passarmos juntos momentos de louvor, com comunhão e compaixão ao Deus que tem nos conduzido", afirmou. O pastor Ramires escreveu recentemente um artigo para o site da CBESP no qual expressa sua visão para o evento e para o futuro batista.

Um interessante detalhe histórico é que a comemoração de 110 anos da CBESP retornou a Jundiaí, em 2014. O evento de 4.500 participantes, com a presença do conferencista e pastor Billy Kim, da Coreia do Sul, presidente da Aliança Batista Mundial de 2000 a 2005.

Primeira - Ata número 1 relata a Assembleia da Associação Evangélica Batista do Estado de São Paulo, de 1919 (Reprodução/CBESP)
Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista