Organizações 21 NOV 2018 ÀS 18H00

Base estratégica da CBESP é tema de encontro de líderes

'Brainstorming' olhou o agora e o futuro da Convenção

Por Chico Junior
Tempo de análise institucional (Fotos: Lourenço Rega/CBESP)

Durante manhã e tarde desta quarta (21), a Diretoria da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), gestores das organizações batistas no Estado e alguns líderes denominacionais estiveram reunidos para dialogar sobre princípios estratégicos nas ações de futuro da instituição.

O encontro foi realizado na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, em Perdizes, e contou com a mediação do pastor Dorgival Lima Pereira. Dorgival é especialista em planejamento estratégico e mudança organizacional e coordenador executivo da Batistas da Grande Curitiba, e relator da Comissão de Planejamento da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Segundo participantes, a reunião foi fundamental para pavimentar as próximas conversas da CBESP para se repensar a partir das análises das informações obtidas com o levantamento de dados da Pesquisa para Planejamento Estratégico, que está em andamento. Para o pastor Adilson Santos, diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM-CBESP), essa iniciativa "prepara as ações para o futuro" da Convenção no Estado. A atividade acontece um dia antes da reunião do CAM, e uma semana antes da Assembleia do Conselho Geral.

Pesquisa para Planejamento Estratégico

Os trabalhos de hoje tiveram início na parte da manhã com uma palavra do presidente da CBESP, pastor Manoel Ramires. Ele falou sobre os desafios institucionais que estão diante das igrejas e, por sua vez, da Convenção. A partir daí, pastor Dorgival fez explanação sobre os conceitos para diagnosticar e se posicionar a fim de responder a essas demandas convencionais.

Pastor Dorgival foi facilitador do encontro (Divulgação/CBESP)

Na sequência, foram estabelecidos grupos que iriam desenvolver entre seus integrantes assuntos relativos ao relacionamento de cada um com a Convenção. Os temas abordados foram ampliados com a participação dos demais grupos e, por fim, perto do encerramento da tarde, as equipes fizeram aproximações para priorizar as ações em prol de sanar problemas e/ou fomentar práticas a ser mantidas e fortalecidas.

'Não temos que ser o melhor do mundo,
mas sim o melhor para o mundo'
Dorgival Lima Pereira, pastor e especialista
em gestão e planejamento estratégico

De acordo com pastor Dorgival, o resultado obtido é inicial e precisa ser catalogado e explorado para que resulte em medidas efetivas. Para isso, a próxima fase desse "brainstorming" continuará a contar com seu suporte e terá atuação do escritório da CBESP.

Nesta quinta-feira (22), parte da liderança da Convenção se encontra novamente na reunião do Conselho de Administração e Missões (CAM-CBESP). E, na outra quinta (29), acontecerá a 70ª Assembleia do Conselho Geral. As duas programações serão também nas dependências da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, em Perdizes. Ambas terão início às 9h.