Organizações 21 SET 2018 ÀS 14H55

Combate ao suicídio fecha 2° módulo do Projeto Josué

Psicólogo, pastor Abner Morilha palestrou ontem (20)

Por Chico Junior
Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Lourenço Rega explanou sobre abortamento, tema da Batistas SP (Chico Junior/CBESP)

Terminou nesta quinta-feira, 20, o Módulo II do Projeto Josué, iniciativa da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) de atualização ministerial e teológica de pastores de igrejas pequenas. Os participantes ouviram sobre o valor do ético-moral da vida do ministro, abordagem científica contra o aborto, orientações para pregações bíblicas, e cuidados psico-emocionais. 

Quarta teve Irland, Vitor e Eliezer (Fotos: Chico Junior/CBESP)

Chamado de "pastor dos pastores do Projeto Josué", pastor Irland Pereira de Azevedo abriu as atividades da quarta-feira, 19. Ele ministrou logo pela manhã um período de meditação sobre o caráter do pastor, assunto essencial para a condução do pastorado segundo as Escrituras Sagradas.

Pastores participantes também
conduziram louvor e adoração

A programação do encontro realizado desde terça no Acampamento Batista em Sumaré foi seguida de louvores à moda caipira ministrados pelo cantor Vitor Quevedo, que tocou algumas músicas do seu novo trabalho ("Vida na Roça").

O pastor Eliezer Victor, titular da Primeira Igreja Batista da Penha, localizada na zona leste da capital paulista, palestrou por três períodos do dia sobre princípios de homilética, a arte e ciência da preparação e exposição de mensagens. Doutorando em homilética, pastor Eliezer revisou as normas gerais de como elaborar mensagens bíblicas. Ressaltou a importância de a mensagem ser sempre embasada nas Escrituras. À noite, deu dicas gerais de oratória. Ele chegou a se emocionar ao falar desse privilégio concedido por Deus aos Seus servos. 

Atividades contaram com momentos de adoração e edificação

Sob a direção do seminarista e gerente administrativo da CBESP, Ákilla Vicente, a manhã do terceiro dia foi aberta também com período de adoração.

A primeira exposição de ontem (20) foi feita pelo professor Lourenço Stelio Rega, diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). Ele tratou sobre abordamento a partir da perspectiva ética, tema contemporâneo e abordado pelo teólogo recentemente na audiência pública no Supremo Tribuna Federal e assunto também da Revista Batistas SP.

A Convenção preparou um resumo em vídeo
do encontro a partir das fotos (veja no YouTube)

A palestra na tarde de ontem sobre depressão, burnout e suicídio com o pastor e psicólogo Abner Morilha foi transmitida ao vivo pelo Portal Água Viva, empresa de mídia parceira da CBESP. O vídeo estará disponível em breve no site e nas redes sociais da Convenção. A preleção terminou com período de perguntas e respostas e com intercessão entre os participantes, orando pela vida emocional do ministro e de sua família.

O término da noite teve exposição específica ao grupo de mentores (veja foto ao lado). Pastor Abner é o coordenador do programa de mentoreamento do Projeto Josué. A preleção para os mentores seguiu até as 21h. Um álbum dos dois encontros do evento será publicado nos próximos dias nas redes sociais da CBESP.

Grupo também compartilhou momentos de diversão com futebol nos dois primeiros dias do encontro do Módulo II do Projeto Josué.