Opinião 01 ABR 2018 ÀS 15H16

Artigo aborda cristãos batistas 'desigrejados'

Texto observa papel da igreja local para edificação

Por Cleverson Pereira do Valle

Cresce o número de "desigrejados" no Brasil. Um levantamento de agosto do ano passado da revista "IstoÉ" estimou que o número de "desigrejados" no Brasil, atualmente, supera a faixa de 4 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

Membros vêm deixando de participar das atividades das igrejas

O que são "desigrejados"? São pessoas que pararam de ir a uma igreja institucional por diversos motivos e preferem ficar em casa. Alegam que adoram a Deus sozinhos. Será que é possível viver sem igreja? É bíblico ser "desigrejado"?

A Palavra de Deus diz que a igreja é um organismo vivo, criado por Jesus. À luz das Escrituras, entendemos que não podemos abrir mão da igreja. Devemos frequentar os cultos e mantermos comunhão uns com os outros.

Quem não frequenta uma igreja também não tem base para responder a alguns textos bíblicos, por exemplo: Hebreus diz que não devemos deixar nossa congregação como é costume de alguns. Eles deixaram, não frequentam mais, estão desobedecendo ao imperativo bíblico.

Outro exemplo é dado em Mateus 18.15-17, no qual menciona os caminhos para a reconciliação. O texto está tratando de disciplina. Como exercer esse texto em alguém que se denomina "desigrejado"?

Segundo pesquisa, fiéis não estão muito fiéis como parecem

É impossível, pois não há como ter comunhão com Cristo longe da igreja, afinal de contas, Cristo deu a vida por ela. É necessário entender que, onde existe o ser humano, existem as frustrações, o desânimo, a sensação de não ter cumprido o dever de casa.

Precisamos olhar para Cristo, pois ele é o autor e consumador da nossa fé, e podemos confiar Nele. Não saia da sua igreja local, seja um crente comprometido com os valores do Reino de Deus. Por pior que seja a situação de sua igreja local, não se compara à tragédia ocorrida. 

Há milhares de pessoas buscando ajuda e a igreja é o canal de bênçãos. Não vale a pena ficar fora dela, você só irá perder. Juntos cresceremos para a honra e glória de Deus.

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista Vila Natal em Mogi das Cruzes

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista