Opinião 03 MAR 2018 ÀS 12H03

A importância de se estudar grego para leitura da Bíblia

Pastor fala de estudo aprofundado das Escrituras

Por Cleverson Pereira do Valle

Gosto do verso que Paulo escreveu em 1ª Timóteo 4 que diz: “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino”. É muito importante o estudo, sem estudo não se chega muito longe. O texto fala em leitura da Palavra de Deus, é necessário ler para conhecer o seu conteúdo.

Novo Testamento foi escrito em Koinê (grego comum)

Quando pensamos na Bíblia, sabemos que ela foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O livro ‘Noções do Grego Bíblico’, de Lourenço Stelio Rega e Johannes Bergmann, diz: “Imagine você ser capaz de ler e entender a Palavra de Deus em seu texto original, sem depender da maneiro como outros a entenderam e a traduziram”.

Martinho Lutero falando a respeito da importância de estudar o grego do Novo Testamento disse que “ainda que o Evangelho tenha chegado até nós através do Espírito Santo, é inegável que tenha vindo também por meio de idiomas, e tenha sido conservado e divulgado valendo-se deles... Tanto quanto apreciamos a Palavra de Deus, tanto devemos nos esforçar também para aprender esses idiomas. Porque não foi em vão que Deus decidiu transmitir as Suas Escrituras nessas línguas. Se Deus não desprezou esses idiomas, mas os escolheu dentre todos os outros, para que neles fosse escrita a Sua Palavra, também nós deveríamos honrá-los acima de todos os outros”.

Vale a pena dedicar-se 30 minutos por dia para estudar as línguas originais da Bíblia

Se você decide estudar o grego é sinal que deseja valorizar a língua que Deus escolheu para se revelar através da escrita. É preciso ter muita disciplina no estudo do grego, pois precisamos conhecer o alfabeto, os verbos, tempos verbais, substantivos, enfim, a gramática, para poder fazer uma boa exegese.

O grego do Novo Testamento é o Koinê (comum), essa língua era falada no dia a dia nos tempos de Jesus. Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje, faça um esforço para aprender as línguas originais, pois valerá a pena.

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal (Mogi das Cruzes)

Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista