Missões 05 FEV 2018 ÀS 12H06

Jovens da Sudocap levam Evangelho de Jesus à Bolívia

Projeto incentiva juventude batista a abraçar Missões

Por Guilherme Soares
Grupo reuniu 17 jovens do Estado (Fotos: Divulgação)

O projeto Expresso para a Vida, uma escola missionária para a juventude batista, levou no começo deste ano uma equipe de jovens da região sudoeste da Capital (Sudocap) para evangelização na Bolívia. O país passou recentemente por protestos e alguns conflitos por causa de mudanças no código penal, que incluíam barreiras para evangelização.

Partindo de São Paulo até Corumbá, na divisa de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, o grupo, composto por 17 integrantes, entre jovens e adolescentes, foi acolhido em Santa Cruz de la Sierra, maior e mais populosa cidade boliviana. Em seguida, receberam treinamentos e capacitação missionária durante uma semana.

Eles passaram duas semanas evangelizando ruas, praças, quadras e também prisões, hospitais e quartéis, onde foram “muito bem recebidos e agraciados com diversas conversões, apesar das dificuldades legais em que vive o país”, afirmou o pastor Osias Santana, presidente da Associação das Igrejas Batistas do Sudoeste da Capital (Sudocap). O pastor foi um dos líderes da viagem missionária realizada na primeira semana de janeiro.

Jovens saíam uniformizados para levar mensagem às ruas

Evo Morales, presidente da Bolívia há 12 anos, busca sancionar o fluxo de estrangeiros missionários ou com qualquer intenção de "recrutamento” ou conversão para religiões e organizações, que pode resultar de sete a doze anos de prisão.

A proposta polêmica, que está temporariamente suspensa, impediria a entrada de missionários cristãos no país e a proclamação do Evangelho, já adotado por menos de 17% da população boliviana, de acordo com dados de 2001 do governo dos Estados Unidos. Apesar do obstáculo, segundo o pastor Osias, ao passar pela imigração os obreiros foram elogiados e receberam agradecimentos da força policial boliviana por levarem a mensagem de Cristo até o país.

Um dos integrantes da equipe, Carlos Pellerini disse que houve certa preocupação, mas a reposta de Deus foi imediata nos cultos realizados em quartéis. “Foi marcante fazer um culto para 70 soldados e ver que todos os 70 se levantaram e buscaram a Cristo naquele momento”, afirmou o jovem de 21 anos, membro da Primeira Igreja Batista de Santo Amaro.

"A cada semana sentimos o agir e o sobrenatural de Deus" (Carlos Pellerini)

Pregações eram feitas a jovens em praças e lugares públicos

Outro momento em que a resposta de Deus se mostrou evidente, segundo o pastor Paulo Donizeti, da PIB Jardim São Luis, aconteceu durante um trabalho em um dos povoados visitados, que não possuía nenhuma presença batista.

"Não chovia naquele povoado há mais de um ano, e esse era o principal pedido de oração dos moradores. Passamos uma tarde inteira louvando e orando em uma das praças, intercedendo por isso, e durante a noite inteira a chuva abençoou aquele lugar. Isso definitivamente foi uma resposta do Senhor", compartilhou o pastor.

Paulo participa do projeto missionário há mais de três anos, e destaca como é evidente a ação do Senhor e as respostas de oração. "Tenho a certeza que fazemos a vontade de Deus e Ele coloca Sua mão abençoando e agraciando cada vez mais nossos projetos."

"A semente foi lançada. Conseguimos ver e nos alegrar com os frutos" (Pastor Paulo Donizeti)

O Expresso para a Vida tem a iniciativa de levar os jovens batistas de diferentes igrejas a experiências missionárias fora de seu conforto e contexto local. Através de um treinamento intensivo no lugar de atuação e uma ação prática acompanhada por pessoas já treinadas, fortalece a juventude nas práticas de evangelização dentro e fora do Brasil.

A Sudocap e o Expresso para a Vida buscam incentivar a juventude a promover ações missionárias, preparando a próxima geração de batistas
Publicidade Bloco Artigos - Lar Batista