Educação muda histórias de vida, diz diretor do Batista

Compartilhar

Diretor geral do Colégio Batista Brasileiro, que engloba as unidades Perdizes, na capital paulista, e Bauru, interior paulista onde aconteceu a 111ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), o professor Gézio Medrado tratou do valor humano e sociológico da educação em seu artigo para a edição 14 da Revista Batistas SP (BSP).

A revista circulou no bimestre de maio-junho e abordou em sua capa a Campanha de Missões Estaduais 2019. Além desse texto, o site da Convenção publicou outros conteúdos da BSP 14, como a reportagem principal no Dia do Missionário Batista. A Batistas SP é o veículo oficial da CBESP e tem periodicidade bimestralmente. Clique aqui e tenha acesso as edições anteriores. Aproveite e faça seu cadastro para receber gratuitamente as próximas publicações em sua casa.

Formar cidadãos*

“Uma atitude pode mudar uma história”

Alguém já disse que devemos abrir os braços para as mudanças, mas jamais abrir mão de nossos valores. Isso me fez lembrar, até com nostalgia, meus tempos escolares como aluno, quando aprendi a entoar os hinos Nacional Brasileiro, da Bandeira, e da República. A perfilar com meus colegas de classe, antes da entrada na sala de aula. O respeito a professores, superiores, visitantes e aos idosos. Eram comum e usual todos os alunos se levantarem imediatamente à entrada do professor ou diretor.

O Colégio Batista Brasileiro, em seus 117 anos de atuação, tem adotado como filosofia educativa os princípios e valores cristãos, em busca de uma educação integral. Estamos convictos que a escola é o lugar onde a criança deve encontrar os meios e o ambiente propício para seus projetos de vida. Esse início de formação intelectual terá de ser de qualidade, pois poderá ser determinante para o futuro, na geração de um cidadão.

A propósito, um exemplo de ação missionária é o jogador Kaká, que defendeu o São Paulo, foi para o Real Madrid, Milan da Itália, e Orlando City – ele foi aluno do Colégio Batista Brasileiro – em recente entrevista a uma emissora, fez questão de enfatizar seus princípios ao grupo de jornalistas. Os próprios entrevistadores reconheceram que Kaká sempre fora um jogador diferenciado, “de boa família” e acima da média intelectual dos seus colegas de profissão.

Nessa mesma época, Kaká veio ao Colégio Batista e, durante palestra aos alunos e professores, reafirmou seus princípios cristãos. Não escondeu suas dificuldades em campo, de relacionamentos com jogadores e técnicos. Porém, ressaltou que, como cristão tinha plena confiança de que “Deus estava no controle de tudo”. Este e outros exemplos estão registrados na vida de jovens, hoje adultos. 

Mas os tempos são outros, diriam alguns. Entretanto, encontramos os mesmos problemas e obstáculos há anos. Um dos maiores desafios de um governo é a formulação de políticas públicas adequadas a Educação Básica Brasileira. A formação de nossas crianças e jovens está sendo colocada em segundo plano, enquanto milhões são gastos, infelizmente, na construção de cadeias e presídios de segurança máxima, como os de Catanduvas (PR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).

A triste estatística indica que o Brasil é o terceiro país em população carcerária, com um total de 800 mil presos. Nós ultrapassamos a Rússia, que ficou agora em quarto lugar, com 600 mil presos. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos (dois milhões) e, em segundo a China, com 1 milhão e 600 mil.

A intervenção militar no Rio de Janeiro, durante os 10 meses, resultou num custo de R$ 72 milhões aos cofres públicos, com a operação do Exército. Nesses valores não incluem compras de equipamentos. Algumas críticas existem, porque nada foi feito contra as milícias e a corrupção.

Vamos ajudar de alguma forma, o governo a gastar mais com a educação para a formação de cidadãos. “Muito dinheiro e pouca educação é a pior combinação”.

Gézio Duarte Medrado
Diretor geral do Colégio Batista Brasileiro

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano III / Edição 14).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson